A saúde mental é parte integrante da saúde e do bem-estar

0
100

Saúde Mental: por que é importante e o que fazer para não negligenciá-la. Bem-estar mental. Psicologia. Saúde Mental: por que é importante e o que fazer para evitar negligenciá-la. Por que a saúde mental é importante? Fatores de risco para problemas de saúde psicológica. Sinais a serem observados. Benefícios de um bom bem-estar psicológico. O que fazer. Por que a saúde mental é importante?  A saúde mental é parte integrante da saúde e do bem-estar, determinando como esperamos, sentimos e agimos psicologicamente, emocionalmente e socialmente.

É uma faceta geralmente esquecida, mas na verdade pode ter um impacto profundo em todas as áreas das nossas vidas – a saúde mental tem impacto na forma como gerimos o stress, realizamos os nossos talentos, nos relacionamos com os outros e tomamos decisões, além de sermos básicos. BLOG – para o crescimento pessoal.

Considerando a posição que a saúde psicológica desempenha, pode ser muito importante defender e melhorar o bem-estar psicológico através da utilização de medidas aplicáveis. Além disso, como circunstâncias diferentes podem afetar sua saúde mental, destacaremos fatores de risco e sinais que podem indicar sofrimento, sem mencionar todos os benefícios de tê-lo no seu melhor. Lembrar! O bem-estar mental sustenta as nossas capacidades individuais e colectivas para tomar decisões, construir relacionamentos e moldar o mundo em que vivemos.

Fatores de risco para mau bem-estar mental

O bem-estar mental é descrito como um estado de bem-estar pelo qual uma pessoa está em posição de lidar com o estresse normal da vida. Esse status permite que você trabalhe de forma produtiva e contribua significativamente para sua comunidade. No entanto, há uma série de circunstâncias que podem afetar sua capacidade de lidar com certas mudanças ou “contingências”. Por exemplo, você pode estar lidando com uma situação difícil, semelhante a tentar administrar uma doença contínua, cuidar de um parente doente ou lidar com questões monetárias. A situação pode desgastar e sobrecarregar a capacidade de gestão, resultando num pior bem-estar mental.

O que afeta negativamente a saúde mental?

Os fatores listados abaixo podem afetar o bem-estar mental e aumentar o risco de desenvolver problemas psicológicos:

  • Ambiente: Uma contribuição robusta para o bem-estar mental é fornecida pelo ambiente habitual ao qual um indivíduo está exposto. Circunstâncias ambientais adversas podem causar resultados adversos no bem-estar psicológico. Por exemplo, as circunstâncias climáticas podem influenciar o aumento dos casos de suicídio; da mesma forma, a experiência em primeira mão de desastres puros pode aumentar as possibilidades de criação de TEPT. Em alguns casos, a poluição do ar pode ter um efeito oposto nos sintomas melancólicos. Por outro lado, viver num ambiente social otimista pode proporcionar proteção contra problemas psicológicos.
  • Biologia: a construção biológica de uma pessoa (genes, neurotransmissores, etc.) pode influenciar o estado de bem-estar mental. Por exemplo, descobriu-se que vários distúrbios de saúde mental ocorrem entre membros da mesma família. Estes incluem situações como autismo, disfunção de déficit de atenção e hiperatividade, disfunção bipolar, depressão e esquizofrenia.
  • Estilo de vida: Comportamentos e hábitos podem afetar o bem-estar psicológico. O tabagismo, a alimentação desregulada, o consumo de álcool, o uso de substâncias e condutas sexuais de risco podem causar danos psicológicos e predispor a problemas que correspondem ao desespero.
  • Trauma ou abuso infantil: quando uma criança sofre agressão física, agressão sexual, abuso emocional ou negligência enquanto cresce, isso pode causar grave sofrimento psicológico e emocional. O abuso aumenta o risco de problemas psicológicos crescentes, como depressão, ansiedade, TEPT ou problemas de personalidade.

Sinais a serem observados. Problemas de saúde mental: quais são os sinais?

Quando a saúde psicológica está comprometida, isso nem sempre é aparente para a pessoa ou para as pessoas ao seu redor. No entanto, existem alguns sinais de alerta a serem observados, que podem significar ajustes negativos no seu bem-estar. Estes incluem:

  • Fatores de risco para mau bem-estar mentalMudança nos hábitos alimentares, tanto extras quanto deficientes
  • Redução notável nos níveis de potência
  • Seja extremamente solitário e evite os outros
  • Ter um sentimento persistente de desesperança
  • Consumir álcool, tabaco ou outras substâncias superiores às tradicionais
  • Experimentando confusão inexplicável, raiva, culpa ou medo
  • Manifestando oscilações severas de temperamento
  • Entrando em conflito com familiares e amigos
  • Pensar em se machucar ou causar danos a outras pessoas
  • Não ter capacidade de realizar ações diárias com facilidade
  • Benefícios de uma boa saúde mental

Quando o bem-estar psicológico é afetado, pode desencadear comportamentos negativos que podem não apenas afetar a saúde pessoal, mas podem até comprometer o relacionamento com outras pessoas. Uma elevada capacidade de lidar com os estressores da vida. Quando os estados psicológicos e emocionais estão no auge, os desafios da vida podem ser mais simples de vencer. Onde o álcool ou as drogas, o isolamento, os acessos de raiva ou as brigas poderiam ter sido adotados para lidar com disputas de relacionamento, questões monetárias, desafios de trabalho e diferentes pontos da vida, uma mentalidade estável pode encorajar mecanismos de enfrentamento mais saudáveis.

ZOSTAW ODPOWIEDŹ

Please enter your comment!
Please enter your name here