O bem-estar mental está fortemente associado a sentimentos privados sobre si mesmo. O bem-estar psicológico geral desempenha um papel na auto-estima e, muitas vezes, um sentimento de confiança é um bom indicador de um estado mental saudável. Uma pessoa cuja saúde mental está em expansão tende a concentrar-se nestas qualidades e geralmente manifestará ambições de manter uma vida saudável e alegre – pagina inicial. Se sua saúde mental for boa, você será mais capaz de presentear sua família e amigos com tempo de qualidade, amor e apoio. Quando você não está sofrendo emocionalmente, pode ser mais fácil se apresentar e apoiar as pessoas de quem você gosta.
Relacionamentos mais saudáveis
Melhor produtividade. Lidar com a depressão ou outros distúrbios de saúde mental pode afetar seus níveis de produtividade. Quando você se sente mentalmente forte, geralmente tende a se sentir capaz de trabalhar com mais eficiência e entregar um trabalho de melhor qualidade. Maior qualidade de vide. Quando o bem-estar psicológico prospera, sua qualidade de vida pode melhorar. Isto pode dar lugar, por exemplo, a novos hobbies, ao desejo de fazer novas amizades ou de viajar para novas cidades.
O que fazer. Como cuidar do bem-estar e bem-estar mental. Sendo a saúde mental tão essencial para o bem-estar geral, é essencial lidar com ela. Para manter a saúde mental, serão necessárias algumas introduções e alterações nas práticas de estilo de vida, como:
- Envolva-se em trem comum
- Priorize o descanso e o sono no dia a dia
- Experimente meditação
- Aprenda a lidar com os desafios de todos os tempos
- Mantenha contato com seus entes queridos
- Mantenha uma visão otimista da vida
Outra forma comprovada de melhorar e manter o bem-estar mental é através da orientação de um especialista. A psicoterapia pode educar, por exemplo, métodos mais saudáveis para trabalhar em conjunto com outras pessoas e mecanismos de enfrentamento para tentar em ocasiões difíceis. A terapia também pode ajudá-lo a cuidar de alguns de seus próprios comportamentos negativos e fornecer-lhe os instrumentos para fazer algumas mudanças construtivas em sua vida.
Estilo de vida saudável, aliado na luta contra a depressão
Um estilo de vida saudável e atividade física constante podem ajudar a combater a melancolia e impedir a recaída da pessoa afetada Nos últimos anos, algumas pesquisas confirmaram que o estilo de vida é um componente que tem um forte impacto no bem-estar psicológico e físico. Para confirmar isso, a Sociedade Italiana de Psiquiatria elaborou algumas sugestões úteis para os pacientes afetados pela melancolia, sugerindo hábitos saudáveis e adequados para aplicar no dia a dia para favorecer o curso da patologia.
Um plano alimentar saudável e equilibrado, que preveja uma alimentação variada, é sem dúvida um dos elementos-chave que podem influenciar o perigo da melancolia; para favorecer a plena melhoria do organismo e promover e manter um estado de saúde psicológica equilibrado, a recomendação também pode ser seguir um mínimo de 40/60 minutos de exercício desportivo três vezes por semana. O exercício físico e o desporto são pilares fundamentais para o bem-estar diário e podem influenciar fortemente o humor da pessoa deprimida.
Outro fator a ter em conta é o descanso: estudos científicos também têm demonstrado uma profunda relação entre a depressão, a falta de sono e a ativação de fenómenos inflamatórios, que são a base do aparecimento de outras patologias, incluindo a diabetes, a hipertensão e a própria depressão.
Recomendação de especialistas sobre como ficar bem dos trabalhadores editoriais. O Dia Mundial da Saúde Mental é comemorado em 10 de outubro. Aqui estão alguns truques para domesticar seu bem-estar físico e psicológico.
A partir de 2019, o tema bem-estar mental ganhou destaque. Os acontecimentos globais relacionados com a pandemia, a crise financeira e as tensões mundiais colocaram à prova a nossa tolerância ao stress nos últimos anos. A incerteza e a preocupação dominaram o início da década de 20 e no debate público e político o tema do bem-estar psicológico ganhou cada vez maior atenção e relevância, como também demonstrado pelo desembolso do prémio psicológico em 2022.