Nutrição e bem-estar mental

0
91

Seguir princípios morais e éticos. Sentir-se útil e em “paz consigo mesmo” são experiências úteis para manter nosso bem-estar psicológico. Portanto, independentemente das nossas crenças e da nossa moral específica, ouvir uns aos outros e dedicar-nos àquelas atividades que nos permitem realmente sentir-nos gratificados, úteis e eficientes para nós e para a nossa vizinhança, é um meio eficaz para nos ajudar a manter o bem-estar mental – www.todospelasvacinas.info. Portanto, atividades voluntárias, associações, dedicação à comunidade religiosa e assim por diante são bem-vindas.

Cuide da sua sexualidade

O impulso sexual é um impulso evolutivamente muito forte em todas as espécies, incluindo a nossa. Assim, uma vida sexual gratificante está frequentemente relacionada com a melhoria do bem-estar psicológico. Abordar as questões que não nos permitem viver pacificamente a nossa sexualidade é portanto necessário não só para esta área específica da vida, mas para o bem-estar psicológico final do indivíduo.

Consciência de si e dos outros.

Muitas vezes, na nossa vida quotidiana, consideramos sem qualquer consideração que a nossa noção de uma determinada situação é idêntica à das pessoas opostas que nos rodeiam. Cada um vivencia situações diferentes à sua maneira, filtrando-as com base em experiências anteriores, crenças, preconceitos, condicionamento, humor, etc. Manter esse conceito em mente é crucial para evitar a maioria dos mal-entendidos que acontecem no dia a dia. Tentar colocar-se “no lugar da outra pessoa” e compreender o seu ponto de vista pode ajudar-nos a evitar conflitos ou situações frustrantes, bem como a ficar mais conscientes de quais os factores que determinam a nossa percepção da situação. Essa consciência intensificada pode nos ajudar a melhorar nosso bem-estar psicológico.

Gerencie seu estresse

Na vida atual, a maioria das pessoas está sujeita a diversas formas de estresse diário. Embora os seres humanos sejam capazes de tolerar o estresse agudo de maneira bastante adequada, se não particularmente forte e traumático, o mesmo não acontece com o estresse prolongado. Para isso é necessário estarmos sempre atentos uns aos outros, tendo em mente que estamos passando por um período de estresse constante. Nestas circunstâncias, poderá ser aplicável tentar ter “momentos de recuperação” imediatamente após os momentos de maior stress. Deste ponto de vista, limitar as férias a dois momentos prolongados do ano não é provavelmente a técnica mais eficaz, enquanto tirar momentos rápidos de descanso/relaxamento ao longo do ano pode ser mais útil para manter o bem-estar.

As pessoas que sofrem de problemas mentais têm a mortalidade mais próxima dos habitantes finais, nomeadamente devido a diversas patologias também condicionadas por estilos de vida incorrectos.

A vida pouco saudável está ligada a dietas pobres em nutrientes, ao consumo excessivo de açúcar e gordura saturada, ao aumento do sedentarismo e ao hábito de fumar. Esses comportamentos, por sua vez, contribuem para um aumento no risco de doenças metabólicas como obesidade e diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares como hipertensão arterial, doença arterial coronariana, isquemia cerebral e doenças broncopulmonares.

A alimentação saudável e a atividade física regular desempenham um papel importante no bem-estar, especialmente para aqueles com problemas graves de saúde mental. Para atingir o objetivo, pode-se proceder a ajustes graduais no modo de vida, sem ter que recorrer a dietas rígidas ou aulas intensas de exercícios esportivos. Porém, é fundamental ter o poder de manter o progresso e os hábitos saudáveis adquiridos ao longo do tempo.

Portanto, para incentivar a adoção de estilos de vida saudáveis, melhorar o padrão de vida e reduzir a chance de morte prematura, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda seguir um plano alimentar saudável e equilibrado, completando uma atividade corporal regular suficiente, conforme resumido abaixo.

Projeto Estilo de Vida e Saúde

Percurso multidisciplinar “Estilo de vida e saúde” para a promoção de uma vida saudável. O que é o projeto “Estilo de Vida e Saúde”? Mente e corpo não são entidades separadas, mas um todo que funciona de forma complementar. A promoção de um estilo de vida saudável, que combine exercício físico, alimentação e bem-estar mental, pode ajudar a resolver e prevenir distúrbios de consumo associados a uma relação disfuncional com a alimentação, o desporto e o físico.

Projeto Estilo de Vida e Saúde

Qual é o projeto? O projeto “Estilo de vida e bem-estar” centra-se na promoção de uma vida saudável no contexto de distúrbios alimentares e comportamentos quotidianos desregulados. A integração e manutenção da atividade corporal, aliada a uma alimentação correta, promovem o bem-estar psicológico ao impedir o aparecimento de problemas psicofísicos.

O objetivo é divulgar o movimento e a redescoberta do prazer da atividade motora, contrariando desvios patológicos que comprometem a estabilidade entre corpo e pensamento. O exercício físico adequado estimula a recomposição do corpo e a força muscular, enquanto no nível mental reduz a ansiedade e os sintomas depressivos. O apoio psicológico ajuda a vencer hábitos disfuncionais arraigados.

No caso das questões alimentares, a prática motora e o desporto correm o risco de se tornarem uma ferramenta patológica para atingir a perfeição do físico perfeito, assumindo os traços de uma obsessão que traz consigo deficiências não só corporais, mas também psíquicas.

ZOSTAW ODPOWIEDŹ

Please enter your comment!
Please enter your name here